ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Departamento de Fisiologia
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Departamento de Fisiologia
Conheça um pouco da Trajetoria Acadêmica do Departamento
Com a certeza que o conhecimento avança com a ciência e que a excelência na formação dos discentes e futuros profissionais da saúde depende do contínuo aprendizado, do desenvolvimento de pesquisa e geração de novos conhecimentos pelos docentes, e que o conhecimento de Fisiologia é extenso e fundamental para os profissionais da saúde, foram criadas as quatro disciplinas com base nas linhas de pesquisa dos docentes que as compõem.
Ao longo do tempo a Escola Paulista de Medicina, além do curso de Medicina, criou os cursos de Ciências Biológicas: Modalidade Médica (Biomedicina), Fonoaudiologia e Tecnologias em Saúde (Tecnologia Oftálmica, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Informática em Saúde). Os docentes do Departamento de Fisiologia sempre participaram da formação dos alunos destes cursos, bem como dos alunos do curso de Enfermagem, da Escola Paulista de Enfermagem.
Fazendo uma reflexão sobre quantos alunos os docentes do Departamento de Fisiologia, ao longo da sua história, contribuíram com a formação e com a qualidade dos profissionais formados, podemos sem medo de errar dizer que foram mais de 10.000 alunos de graduação, sem contar os de pós-graduação, que também não foram poucos e com diversas formações: Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Medicina e Nutrição, Biomedicina, Farmácia, Biologia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Química, Odontologia, Veterinária. Os docentes do Departamento de Fisiologia participam como orientadores em diferentes cursos de Pós-Graduação, tais como Medicina Translacional, Pneumologia, Nefrologia, Farmacologia, Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física, Neurologia – Neurociências, Pediatria – Ciências Aplicadas à Pediatria, Biologia Química, Nutrição. A maioria dos alunos de pós-graduação formados pelos docentes do Departamento atua em pesquisa e docência em universidades públicas e privadas do Brasil todo e alguns são docentes e pesquisadores em universidades do exterior, além de atuarem também em escolas estaduais, hospitais, indústria farmacêutica, empresas, clubes esportivos, laboratórios clínicos, laboratório farmacêutico e startups na área de inovação de produtos.
Além da preocupação com a formação de indivíduos (graduação e pós-graduação), o Departamento de Fisiologia há muito também se preocupa em contribuir com a sociedade em ações mais diretas, por meio de suas atividades de extensão, como cursos e projetos nas áreas de Saúde Pública, Psiquiatria, Pediatria, Fisiologia do Exercício e Neurociências.
A geração e divulgação de conhecimento científico também é um dos compromissos do Departamento de Fisiologia, que há muitas décadas tem colaborado com diversos grupos de pesquisa de Universidades Nacionais e Internacionais no desenvolvimento de projetos que já geraram milhares de publicações em periódicos internacionais e nacionais amplamente reconhecidos. Ao longo da história do nosso País e da existência do Departamento de Fisiologia os docentes tiveram momentos de grande apoio das agências de fomento e momentos em que a pesquisa e docência não foram valorizadas. Mesmo assim os docentes do Departamento de Fisiologia sempre continuaram na busca da excelência.
Por fim, o Departamento de Fisiologia tem contribuído com as diversas áreas de gestão da Universidade, atuando tanto no âmbito da Escola Paulista de Medicina quanto nos órgãos centrais da Reitoria, como membros de diretoria, coordenadorias e pró-reitorias, atuando de forma direta na construção de uma Universidade moderna que preza por excelência de ensino e pesquisa.
Prêmios e Reconhecimentos:
Pesquisa do Departamento de Fisiologia recebe prêmio internacional da APS
O Prof. Bruno Moreira Silva e a doutoranda Mônica Moraes, do Departamento de Fisiologia, foram contemplados com o Research Recognition Award, concedido pela seção Neural Control and Autonomic Regulation da American Physiological Society (APS).
A premiação reconhece o trabalho sobre a regulação da atividade simpática em pacientes com Covid Longa, destacando sua relevância científica e contribuição para o avanço do conhecimento na área. O estudo será apresentado no congresso da APS deste ano.
O Departamento de Fisiologia parabeniza os pesquisadores pela conquista, que reforça a excelência da produção científica e a inserção internacional das pesquisas desenvolvidas na instituição.
Destaques: Janeiro de 2026
Unifesp recepciona professores(as) visitantes aprovados(as) no edital nº 46/2025.
O objetivo do encontro foi fortalecer o processo de integração dos(as) novos(as) professores(as) à comunidade acadêmica.
Consumo de alimentos ultraprocessados está associado a doenças crônicas, indica pesquisa.
Artigo com participação de docente da Unifesp integra série da The Lancet
Estudo revela que atividade física regular ao longo da vida reduz risco de câncer do sistema digestivo.
Pesquisa publicada no JAMA Oncology aponta que constância é mais determinante que altos volumes de exercício
https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/4715
https://www.physiology.org/career/major-initiatives/physiology-the-science-life-depends-on/?SSO=Y